FAQ's

Pilates é um método de treino que foi criado por Joseph Hubertus Pilates nos anos 20 do século passado. Integra corpo e mente; trabalha força, flexibilidade e controle. Exige e desenvolve concentração, movimentos fluidos e controle da respiração. O reportório de movimentos é realizado num tapete e em equipamento específico que utiliza molas como resistência. Todos (de atletas a idosos) podem praticar Pilates.
Pilates é uma forma de exercício sem impacto e que trabalha o corpo como um todo, sem isolamento de grupos musculares. Quando o praticante realiza os exercícios procura mover-se a partir do “centro”, usando a parede abdominal (músculos profundos) para proteger a coluna. O corpo é trabalhado de forma equilibrada e simetricamente.
Apesar do aspeto estranho ao primeiro contacto, os equipamentos ajudam na execução do reportório de movimentos fornecendo apoios e referências no espaço. E, ironia, parecem máquinas de tortura mas fazem-nos sentir muito bem.
  • Matwork é apenas uma das partes do sistema de exercícios criado por Joseph Pilates. Quando pratica Pilates no tapete (mat) tem de suportar o peso do corpo durante os exercícios, sem qualquer suporte/ajuda. Exige uma boa consciência corporal e compreensão dos princípios de Pilates (concentração, centralização, controle, precisão, fluidez, respiração).
  • Nos equipamentos, os movimentos e o peso do corpo são suportados pelo equipamento e por um sistema de molas. O equipamento pode simplificar o treino de quem se inicia mas também criar desafios à medida que o aluno se torna mais forte e mais flexível.
Seja consistente, especialmente no início. Não experimente uma única sessão. O método exige a compreensão de princípios e uma forma de controlar o próprio corpo a que a maioria das pessoas não está habituada. Ouça o seu corpo e concentre-se. Para usufruir de todos os benefícios deve estar realmente "presente" (física e mentalmente).
Roupas confortáveis. Boa parte das sessões são realizadas na posição de deitado com elevação de braços e/ou pernas. Não precisa de sapatilhas e as meias são uma opção pessoal.
Recomendámos que pratique Pilates de forma regular. Quem pratica mais vezes beneficia dos resultados mais depressa. Praticar Pilates exige alguma dedicação para que se aprenda a usar o corpo (tal como um músico aprende um instrumento).Duas a três vezes por semana seria o ideal. Se a sua vida é muito ocupada, integrar uma aula semanal no seu horário será sempre melhor do que não praticar.
Deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar um processo de treino, apesar de Pilates ser um tipo de exercício suave e controlado, sem movimentos balísticos ou pressão sobre as articulações. A formação inicial dos nossos professores ensina a adaptar e modificar os movimentos às situações especiais de cada aluno. Por outro lado, nas sessões privadas pode realizar um sistema de exercícios para ajudar à reabilitação da sua condição particular.
Recomendamos que faça sessões individuais para que o professor adapte o sistema de exercícios a todas as alterações porque o seu corpo vai passar, ajudando também a preparar o parto. Assim terá os melhores benefícios e uma prática completamente segura.
Absolutamente. Pilates foi criado por um homem para homens. As sessões não têm coreografia ou movimentos de dança. Cada exercício e cada sessão são um misto de força e flexibilidade o que constitui um desafio para os homens.Pilates pode ser um complemento de outros tipos de treino e/ou uma forma de melhorar a performance desportiva.
Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Este método, quando foi desenvolvido, tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição. O seu nome original é Contrologia, sendo um método de exercício e não uma prática isolada de alguns exercícios. Pilates Clínico é uma modificação do método inicial feita desde os anos 90 por Fisioterapeutas. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, por forma a ser mais direcionado para a reabilitação física.
Os professores de Pilates, com uma formação completa em matwork e equipamentos, são profissionais altamente treinados que investiram mais de 400 horas só na sua formação inicial. Esta formação inicial é complementada por horas de prática pessoal, observação de outros professores certificados e de preparação de exames. Aos professores de Pilates é exigido:
  • Treino e estudo da técnica.
  • Conhecimento de mais de 500 exercícios.
  • Aprender a filosofia e teoria por trás de cada movimento.
  • Memorizar sequência de exercícios, repetições, número de molas.
  • Aprender os movimentos mas também ajudas e posição do professor para cada um deles.
  • Saber adaptar e modificar os exercícios para situações especificas como lesões, hérnias, osteoporose, gravidez.
  • Saber criar um programa de exercícios individualizado.
  • Observar e melhorar práticas de ensino.
  • Passar por exames de nível prático e teórico.